ESSA REPORTAGEM SAIU NO JORNAL DO SANTA NO DIA 18 DE JULHO DE 2013.
CONFIRA!
Manchetes negativas eram rotina na história da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, em Blumenau. O auge do problema foi em 2007. Naquele ano, além do telhado quebrado, dos banheiros em estado crítico e da imagem da unidade prejudicada, a escola tirou nota baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): 3,3 para as séries iniciais, inferior ao padrão do município. A partir de 2008, depois que os problemas na escola viraram capas do Santadiversas vezes, obras de recuperação da estrutura tiveram início.
Mas foi apenas em 2011, com a união da direção, Associação de Pais e Professores (APP), Associação de Moradores e do Conselho de Segurança, que a escola começou a dar a volta por cima. Diretora da unidade, Lígia Mara da Costa conta que a mudança na imagem da escola se deu a partir da alteração dos métodos pedagógicos e do engajamento da sociedade.
— A escola chegou numa situação deprimente. Era tudo quebrado. Os próprios alunos danificavam a estrutura. Com as mudanças, mostramos a eles que, se alguém quebrasse algo da escola, os pais seriam chamados e um boletim de ocorrência seria feito. O comportamento mudou e as pessoas de fora começaram a contribuir com a gente — conta a diretora.
Com as mudanças, o Ideb da escola em 2011 subiu para 5,5 nas séries iniciais. Nos anos finais, a nota deu um salto de 2,8 para 4,5 entre 2007 e 2009. Em 2011, foi de 3,8.
Presidente da APP é prova real da mudança
Presidente da APP, Andreas Barthel é prova viva da mudança no perfil da escola. A filha dele, que atualmente está na quinta-série, estudava no Bairro da Velha até 2011, quando ele decidiu matriculá-la na Almirante Tamandaré. Detalhe: Andreas mora em frente à escola.
— Antes das mudanças, preferia levá-la até a Alberto Stein do que colocá-la na Almirante Tamandaré. Com as alterações, matriculei ela aqui e estou bastante satisfeito com o jeito que a escola está hoje.
As mudanças na unidade estão sendo comemoradas com mais intensidade nesta semana, quando a escola completa 78 anos. Quinta-feira à noite, haverá uma pastelada para celebrar os 20 anos da banda da Almirante Tamandaré, que também está de aniversário (veja na agenda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário