Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Santa nos Bairros: Escola supera problemas e dá a volta por cima!

ESSA REPORTAGEM SAIU NO JORNAL DO SANTA  NO DIA 18 DE JULHO DE 2013.

CONFIRA!


Manchetes negativas eram rotina na história da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, em Blumenau. O auge do problema foi em 2007. Naquele ano, além do telhado quebrado, dos banheiros em estado crítico e da imagem da unidade prejudicada, a escola tirou nota baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): 3,3 para as séries iniciais, inferior ao padrão do município. A partir de 2008, depois que os problemas na escola viraram capas do Santadiversas vezes, obras de recuperação da estrutura tiveram início. 

Mas foi apenas em 2011, com a união da direção, Associação de Pais e Professores (APP), Associação de Moradores e do Conselho de Segurança, que a escola começou a dar a volta por cima. Diretora da unidade, Lígia Mara da Costa conta que a mudança na imagem da escola se deu a partir da alteração dos métodos pedagógicos e do engajamento da sociedade. 

— A escola chegou numa situação deprimente. Era tudo quebrado. Os próprios alunos danificavam a estrutura. Com as mudanças, mostramos a eles que, se alguém quebrasse algo da escola, os pais seriam chamados e um boletim de ocorrência seria feito. O comportamento mudou e as pessoas de fora começaram a contribuir com a gente — conta a diretora.

Com as mudanças, o Ideb da escola em 2011 subiu para 5,5 nas séries iniciais. Nos anos finais, a nota deu um salto de 2,8 para 4,5 entre 2007 e 2009. Em 2011, foi de 3,8. 

Presidente da APP é prova real da mudança 

Presidente da APP, Andreas Barthel é prova viva da mudança no perfil da escola. A filha dele, que atualmente está na quinta-série, estudava no Bairro da Velha até 2011, quando ele decidiu matriculá-la na Almirante Tamandaré. Detalhe: Andreas mora em frente à escola. 

— Antes das mudanças, preferia levá-la até a Alberto Stein do que colocá-la na Almirante Tamandaré. Com as alterações, matriculei ela aqui e estou bastante satisfeito com o jeito que a escola está hoje. 

As mudanças na unidade estão sendo comemoradas com mais intensidade nesta semana, quando a escola completa 78 anos. Quinta-feira à noite, haverá uma pastelada para celebrar os 20 anos da banda da Almirante Tamandaré, que também está de aniversário (veja na agenda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário