Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FAÇA PARTE DA CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO!

CONAE NA ESCOLA.

NO DIA 24/04/2013 ACONTECERÁ A CONAE NA ESCOLA, TODOS OS PROFESSORES,  FUNCIONÁRIOS E A COMUNIDADE ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.

 LOCAL: E.B.M. ALMIRANTE TAMANDARÉ
HORÁRIO: 17:30

EDITAL DE CONVOCAÇÃO.

O presidente da APP da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, Sr. Adilson Roder, no uso de suas atribuições, convoca a todos os associados para participarem de uma Assembléia Geral Extraordinária, com a seguinte ordem do dia:

1- Eleição para Diretoria Executiva e para o Conselho Fiscal da APP (Gestão 2013/2015)
IMPORTANTE: somente poderão concorrer ás eleições as chapas inscritas com antecedência mínima 03 dias (até dia 25/04).

DATA: 30/04/2013
LOCAL: E.B.M. ALMIRANTE TAMANDARÉ
HORÁRIO: 18:30 (Primeira convocação)
                    19:00 (Segunda convocação)

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CONFIRA! HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO!

PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO GRANDE MONTEIRO LOBATO NOSSOS ALUNOS PREPARARAM  O  TEATRO "A PÍLULA FALANTE!"

MOMENTO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO REALIZADO NA BIBLIOTECA DE NOSSA ESCOLA COM A INICIATIVA DA PROFESSORA TANIA.

FOI MARAVILHOSO!




















quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril Dia de Monteiro Lobato.


18 de Abril Dia de Monteiro Lobato.

O dia 18 de Abril de 1882, nascia na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, um menino que iria se tornar um dos maiores escritores do nosso país. Seus pais foram o Sr. José Bento Marcondes Lobato e Olimpia Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi o criador do "Sítio do Picapau Amarelo".
Foto: 18 de Abril Dia de Monteiro Lobato.

O dia 18 de Abril de 1882, nascia na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, um menino que iria se tornar um dos maiores escritores do nosso país. Seus pais foram o Sr. José Bento Marcondes Lobato e Dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato. O menino recebeu o nome de José Renato Monteiro Lobato, mas com uma personalidade forte que já demonstrava, mudou o seu nome para José Bento Monteiro Lobato para poder usar A bengala do pai que tinha gravada as iniciais J.B.M.L. Monteiro Lobato teve mais duas irmãs: Ester e Judite, com as quais costumava brincar com sabugos de milho, chuchus, etc., que eram os brinquedos da época. Além das brincadeiras, ele gostava muito de ler, principalmente os livros da biblioteca do seu avô materno, o Visconde de Tremembé.
Em 1900, aos 18 anos, Monteiro Lobato entrou para a Faculdade de Direito de São Paulo por imposição do avô, mas a preferência de Lobato era estudar na Escola de Belas-Artes. Pouco tempo depois após se formar, foi nomeado Promotor e um ano depois, em 1908, casou-se com Maria Pureza Natividade, e era chamada carinhosamente por “a Purezinha”. Monteiro Lobato teve quatro filhos: Edgar, Guilherme, Marta e Rute. Em 1911, após a morte do seu avô, herdou a fazenda Buquira, onde morou até 1917. Foi na fazenda que escreveu o “Jeca Tatu”, considerado na época símbolo do brasileiro rural, inculto, doente e sem estímulos para visualizar uma vida melhor. Monteiro Lobato mudou-se para São Paulo logo após vender a fazenda.
Na cidade de São Paulo, escreveu artigos para o jornal “O Estado da São Paulo”, e em 1918, comprou a “Revista do Brasil”, mudando o nome para editora “Monteiro Lobato e & Cia.”. Publicou uma série de artigos sobre saúde com o título de “O Problema Vital” e fez muito sucesso com o livro “Urupês”. Mas em 1925 a editora foi à falência. Monteiro Lobato então se mudou para o Rio de Janeiro e fundou a “Companhia Editora Nacional”. Em 1927 foi morar em Nova Iorque, onde foi nomeado “Adido Comercial Brasileiro”. Monteiro Lobato ficou entusiasmado com o que viu nos Estados Unidos, pois os americanos já exploravam mineiros e o petróleo. Em 1929, perde tudo o que tem na Bolsa de Valores e acaba vendendo as suas ações da “Companhia Editora Nacional”.
Em 1931 volta para o Brasil e funda a “Companhia de Petróleo do Brasil”. Em 1936, Monteiro Lobato publica um dossiê em prol do petróleo Chamado “O escândalo do Petróleo”. Com esse dossiê iniciaram-se vários atritos com o Governo, pois não se tinha o interesse pelo assunto, devido a isso, Monteiro Lobato chegou a ser preso em 1941. Em 1945, suas obras passaram a ser editadas pela “Brasiliense”, dando inicio a literatura infantil. Monteiro Lobato foi um homem a frente do seu tempo, usava os personagens infantis de uma maneira sutil para criticar a sociedade e o governo. Com “Narizinho Arrebitado” lança o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e seus célebres personagens como a “Emilia”, boneca de pano que diz tudo o que pensa.
“Visconde de Sabugosa”, boneco feito de sabugo de milho que crítica os sábios que só acreditam em livros já escritos. “Dona Benta”, uma simpática vovó que aceita a imaginação criadora das crianças. “Tia Nastácia” a cozinheira e quituteira do sítio, senhora sem cultura, que vê no desconhecido o mal. Narizinho e Pedrinho são as crianças de ontem, hoje e do amanhã, curiosas e abertas para o mundo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem, mas, sempre acreditando no futuro. E assim o “Pó de Pirlimpimpim” continuará a transportar as crianças do mundo inteiro ao “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, onde não há horizontes limitados por muros de concreto ou de idéias limitadas.
Monteiro Lobato faleceu no dia quatro de julho de 1948, deixando para nós seu espírito jovem e sua coragem continuará viva no coração de cada criança.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Parada Literária

PARADA LITERÁRIA E.B.M. ALMIRANTE TAMANDARÉ


Quinzenalmente a escola tem seu momento de leitura envolvendo todos os segmentos...é 10+!!







Banda Musical “Almirante Tamandaré”


Pertence ao Projeto Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
 e iniciou suas atividades em 18 de Julho de 1993, completando 20 anos em 2013. 
Tem como Maestrina a profª. Beatriz Hafermann e como professor de apoio o
 prof. Marcos Melchioretto à frente da banda pelo quarto ano.
 Deixamos o convite aos alunos e ex-alunos que tenham interesse em participar,
 temos aulas de saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, bombardino e percussão. 
As aulas são individuais e/ou em grupo, com ensaios gerais todas as terças, das 17h30min às 18h30min.










VISITA DO GRUPO DESBRAVADORES.

O GRUPO DE DESBRAVADORES VEIO A NOSSA ESCOLA DIVULGAR O EXCELENTE TRABALHO QUE REALIZAM  E CONVIDAR OS NOSSOS ALUNOS A PARTICIPAREM.











HOMENAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

NO DIA 08/03/2013 AS MULHERES DA ALMIRANTE TAMANDARÉ FORAM HOMENAGEADAS PELA EQUIPE GESTORA E PELOS PROFESSORES HOMENS QUE LERAM ALGUMAS MENSAGENS PARABENIZANDO-AS.

PARABÉNS MULHER!